O projeto AMFALE reúne pesquisadores interessados em investigar aspectos diversos dos processos de aquisição e de formação de professor de línguas estrangeiras através de narrativas de aprendizagem.
A coordenadora do projeto, Vera Menezes, além de pesquisa específica sobre autonomia, está empenhada em construir um modelo teórico de aquisição de língua estrangeira com suporte da teoria dos sistemas complexos, ou teoria do caos, de um conjunto de teorias de aquisição e de evidências empíricas em narrativas de aprendizagem. Pesquisadores da UFMG e de outras instituições, utilizando diferentes suportes teóricos, estão investigando diversos aspectos através do corpus que está sendo construindo com as narrativas.
Dr. Adail Sebastião Rodrigues Júnior (UFOP)investiga um modelo de análise de narrativas; Dra. Ana Maria Barcelos (UFV), Ms. Luciana Silva e Dra. Mariney Pereira da Conceição (UnB) pesquisam as crenças dos aprendizes; Dr. Diógenes Lima (UESB), questões culturais; Dr. Francisco Quaresma de Figueiredo (UFG), os erros;Dra Laura Miccoli (UFMG) Projeto Accoolher, investigando experiências vivenciadas por professores e estudantes de línguas estrangeiras Ms Liliane Sade (UFSJ) identidades de aprendizes; Dra. Magali Barçante Alvarenga (UNIMEP), as competências do aprendiz; Dr. Ricardo Augusto examina a influência da instrução formal; Ms Rita Augusto investiga o processo de aquisição de língua inglesa na memória de alunos do ensino médio e fundamental; MS Elaine Ferreira do Vale Borges, as referências às abordagens de ensino/aprendizagem; Dra. Rita de Cássia Barbirato (UNIFIAN), o papel das atividades vivenciadas por alunos de Letras durante seu processo de aprendizagem ; Dra. Walkyria Magno (UFPA), investiga autonomia na aprendizagem de LE; Dra. Regina D’Isolla (UFMG), Dra. Norimar Júdice (UFF), aquisição de português como LE. Na área de formação de professores, temos as pesquisadoras Eliane Carolina (UFG), Dilys Karen Rees (UFG), Heloisa Augusta Brito de Mello (UFG), Maria Cristina Faria Dalacorte Ferreira (UFG),Carla Lynn Reichmann (UFPB), Deise Prina e Heliana Melo (UFMG). As duas últimas utilizam as narrativas também como instrumento de reflexão no projeto de extensão EDUCONLE, que visa à formação continuada de professores de inglês e espanhol da rede pública de Minas Gerais.
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